Bowling é um desporto cujo objectivo é usar uma bola pesada para derrubar uma série de pinos que estão ao fundo de uma pista. Há sempre com a possibilidade de obter bons resultados, dado que a habilidade do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física.
O Bowling tem como finalidade enviar uma bola sobre uma pista com 10 pinos dispostos numa formação triangular. Uma partida consiste em dez jogadas ou “frames”, sendo que o frame 1 até ao 9, o jogador tem direito a duas jogadas, no frame 10, o jogador pode ter três jogadas se conseguir eliminar todos os pinos na primeira ou na segunda jogada. Se o jogador conseguir eliminar todos os pinos na segunda jogada chama-se”Spare”, mas se conseguir à primeira chama-se”Strike”
Antes do inicio da pista existe uma área denominada “approach”, aproximação, com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e que lance a bola.
As pistas oficiais são de madeira ou sintética que possuem 18.20m de comprimento por 1.07m de largura. Tradicionalmente, a pista possui dois tipos de madeira, os 6m iniciais que correspondem à área de lançamento "approach" e a zona onde a bola rola antes de atingir os pinos. Os pinos são montados com madeira branca e dura (maple canadense). O meio da pista até onde é colocada os pinos é feito de madeira marfim.
Diariamente, aplica-se sobre a pista um óleo de fabricação especial.
As bolas são fabricadas com variados materiais, tais como borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. As bolas pesam entre 2,72kg e 7.25kg e não podem ter mais do que 22cm de diâmetro.
Canaletas são depressões que existem à esquerda e à direita das pistas, destinadas a evitar que as bolas invadem as pistas vizinhas.
A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou "frames") até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze "strikes" consecutivos.
De duas em duas semanas, a Animação de Rua costuma ir jogar bowling no Pavilhão Multiusos de Angra do Heroísmo.
Reportagem de Ricardo Melo, 19 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário